Topo

Regiões da Itália sofrem com onda de calor de até 50 graus

12/08/2019 11h22

Roma, 12 ago (EFE).- Várias regiões do centro e do sul da Itália sofreram com as altas temperaturas no domingo, que chegaram aos 50 graus do chão, embora não no ar, informou nesta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA) nas redes sociais, enquanto 11 cidades estão em alerta vermelho pela onda de calor.

A ESA publicou hoje nas redes sociais uma imagem captada mo domingo pelo satélite Sentinel 3 do programa Copérnico, que é dirigido pela Comissão Europeia em colaboração com esta agência, na qual é possível ver uma Itália incandescente, tingida de vermelho e inclusive preto em alguns pontos do centro e do sul do país.

Concretamente, as regiões que alcançaram os 50 graus na superfície foram Apúlia (sul), as ilhas da Sicília (sul) e da Sardenha (centro) e algumas áreas de Campania (sul), Lazio, Toscana e Marcas (centro).

"Onda de calor: que todo o mundo se cuide", escreveu a ESA na mensagem, apontando que o mapa não é relativo à temperatura do ar.

O Ministério da Saúde italiano advertiu hoje em uma nota que as cidades de Ancona, Bolonha, Bolzano, Campobasso, Florença, Frosinone, Latina, Perugia, Rieti, Roma e Trieste estão em alerta vermelho por altas temperaturas, que poderiam chegar aos 40 graus.

Para amanhã, está mantido um alerta vermelho para as cidades de Campobasso, Frosinone, Palermo, Perugia, Rieti e Roma, onde as temperaturas oscilarão entre 34 e 36 graus. EFE