Topo

ESA lança segundo satélite de transmissão de dados europeus

07/08/2019 06h10

Paris, 7 ago (EFE).- A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira o lançamento do segundo satélite da constelação que forma o Sistema Europeu de Transmissão de Dados (EDRS)

A colocação em órbita foi realizada a partir do Porto Espacial Europeu de Kuru, na Guiana Francesa, segundo a fonte.

"O EDRS permite observar a Terra em tempo quase real, acelerando assim a resposta a situações de emergência e estimulando o desenvolvimento de novos produtos e serviços que crias emprego e aumentam a prosperidade", explicou a agência.

Este satélite, chamado de EDRS-C, foi lançado na tarde passada de Kuru a bordo de um foguete Ariane 5 e operará em órbita geoestacionária junto com seu gêmeo EDRS-A, lançado em janeiro de 2016.

Este último está desde então transmitindo diariamente imagens da Terra adquiridas pelos quatro satélites de observação Sentinel do programa Copernicus, e reenviará informação da Estação Espacial Internacional uma vez que o equipamento necessário for instalado fora do laboratório europeu Columbus.

"O EDRS é um sistema de satélites europeus novo e independente, fruto da colaboração público-privada entre ESA e Airbus, como parte dos esforços da Agência de reunir a indústria em torno de programas em grande escala, estimulando assim o desenvolvimento tecnológico para obter lucro econômico", finaliza o comunicado. EFE