PUBLICIDADE
Topo

Módulo espacial da Nasa aterrissa com sucesso em Marte

Pasadena, Estados Unidos

26/11/2018 18h47

O módulo espacial Insight, a primeira missão da Nasa que visa estudar especificamente o interior de Marte, aterrissou nesta segunda-feira (26) com sucesso na superfície do planeta vermelho após sete meses de viagem.

A sala de controle do Laboratório de Propulsão da Nasa em Pasadena, na Califórnia, recebeu hoje às 11h53 locais (17h53 de Brasília) o sinal de que a sonda tinha chegado a Marte.

"Sinto você, Marte - e em breve conhecerei seu coração. Com esse pouso seguro, estou aqui. Estou em casa", disse o perfil oficial do Insight no Twitter, canal usado para transmitir ao vivo a viagem.

Os cientistas e técnicos da Nasa que assistiam à aterrissagem comemoraram o sucesso da missão. Pouco depois do pouso, a Nasa recebeu a primeira fotografia de Marte enviada pela sonda.

A equipe de controle da Nasa no Jet Propulsion Laboratory (JPL) reage à chegada da InSight em Marte - Nasa via Reuters - Nasa via Reuters
A equipe de controle da Nasa reage à chegada da InSight em Marte
Imagem: Nasa via Reuters

A aterrissagem é o fim de uma viagem de 485 milhões de quilômetros, distância que separa a Terra de Marte, que começou no último dia 5 de maio, quando o Insight foi lançado da base área de Vandenberg, também na Califórnia.

A principal novidade da missão é que o Insight visa estudar o interior do planeta vermelho para conhecer mais sobre sua composição e evolução. Para isso, o módulo conta com um sismógrafo e uma sonda para medir a atividade e a temperatura interna de Marte.

Será fundamental, segundo a Nasa, o trabalho de uma escavadeira mecânica, incluída no corpo do módulo, capaz de perfurar até cinco metros de profundidade na superfície marciana.

O Insight posou e se instalou em uma área plana de Marte conhecida como Elysium Planitia, onde realizará a investigação.

Para pousar com sucesso, o módulo teve que superar os chamados "sete minutos de terror" - período no qual era preciso conseguir diminuir a velocidade de 20 mil km/h durante a travessia da atmosfera para apenas 5 km/h na hora da aterrissagem.

A previsão da Nasa é que o Insight permaneça em operação em Marte por cerca de dois anos.