PUBLICIDADE
Topo

Foguete da SpaceX com provisões para ISS decola na Flórida

29/06/2018 12h54

Miami, 29 jun (EFE).- A companhia espacial SpaceX lançou nesta sexta-feira de Cabo Cañaveral (Flórida) um foguete Falcon 9 com uma cápsula robótica Dragon carregada com provisões para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde se espera a sua chegada para esta segunda-feira.

Segundo informou a imprensa local não só da região de Cabo Canaveral, mas dos condados de Broward e Miami-Dade, mais ao sul da Flórida, várias pessoas ligaram ou escreveram e-mails para as redações para avisar de um misterioso objeto voador e de luzes estranhas que tinham visto no céu antes do amanhecer.

Na realidade se tratou do foguete, que foi lançado às 5h42 (horário local, 6h42 em Brasília), informou o canal transmitido por um TV local.

Trata-se de uma missão para a agência espacial americana Nasa e tanto o foguete como a cápsula já tinham sido utilizados previamente, como outros dispositivos da SpaceX, companhia do empresário Elon Musk.

Na cápsula vão 2.700 quilos de provisões, que na sua maioria - 1.757 quilos - são equipes científicas, segundo a Nasa.

Também a bordo da cápsula se realiza nesta viagem um experimento projetado para determinar se as células cultivadas em microgravidade podem ser usadas como modelo para avaliar a efetividade de alguns fármacos para tratar o câncer.

Outra investigação que será realizada nesta missão tem a ver com o cultivo de algas em microgravidade.