Topo

Japão lança satélite espião para analisar instalações da Coreia do Norte

Em Tóquio

27/02/2018 07h18

O Japão lançou nesta terça-feira com sucesso um foguete com um novo satélite espião destinado a tarefas como obter informação sobre as instalações de mísseis da Coreia do Norte, informou a Agência Aeroespacial do Japão (JAXA, na sigla em inglês).

O satélite foi posto em órbita a bordo de um foguete modelo H-2A lançado a partir do centro espacial Uchinoura da JAXA na cidade de Kagoshima, como tinha programado a agência.

Este satélite de reconhecimento óptico será usado em tarefas como analisar o desenvolvimento nas instalações de lançamento de mísseis ou de testes nucleares da Coreia do Norte, e eleva para um total de sete o número de aparelhos japoneses deste tipo.

O Japão planeja posicionar até dez satélites espiões, incluindo os ópticos (destinados a captar fotografias a grande distância) e os equipado com radares (capazes de fazer imagens sem serem afetados por fenômenos meteorológicos ou durante a noite).

O Executivo japonês não divulga as imagens captadas por este tipo de satélite empregado pelos seus serviços de inteligência, embora também os use para analisar áreas afetadas por desastres naturais. EFE

ahg/ma