Topo

Bombeiros controlam 88% do maior incêndio da história da Califórnia

26/12/2017 19h06

Los Angeles (EUA), 26 dez (EFE).- Os bombeiros e serviços de emergência da Califórnia continuaram em atividade durante as festas natalinas para controlarem quase totalmente o incêndio Thomas, que afeta o sul do estado há três semanas e já se tornou o maior fogo registrado na história californiana.

Segundo o último relatório divulgado nesta terça-feira pelo Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia, Thomas arrasou 113.967 hectares e se encontra controlado em 88% de sua totalidade. A evolução dos trabalhos de extinção permitiu a redução do número de bombeiros na missão, hoje calculados em 900.

O incêndio foi declarado no dia 4 de dezembro nos condados de Ventura e Santa Barbara. Até agora, mais de mil edifícios foram destruídos e pelo menos duas pessoas morreram: um bombeiro mobilizado no local e uma idosa que tentava escapar das chamas.

Na sexta-feira passada, Thomas superou de maneira oficial o incêndio Cedar, que em 2003 queimou 110.579 hectares no condado de San Diego, para se tornar o maior da história da Califórnia desde 1932, ano em que começam os registros no estado.

Este está sendo o pior ano de incêndios florestais na Califórnia, devido especialmente aos grandes fogos declarados em outubro em vários condados do estado e que arrasaram boa parte das conhecidas regiões vitivinícolas de Napa e Sonoma.

Esses fogos custaram a vida de 44 pessoas e destruíram cerca de 8.900 edifícios, segundo a contagem final das autoridades californianas.