Topo

Brasil e Suíça reforçam cooperação em pesquisa e inovação

28/11/2017 11h58

Genebra, 28 nov (EFE).- Brasil e Suíça reforçarão sua cooperação em matéria de pesquisa e inovação, por meio da qual se abrirá em breve o prazo para a apresentação de projetos conjuntos no marco do plano de ação 2018-2020, informou o governo do país europeu nesta terça-feira em comunicado.

O comitê conjunto de cooperação científica e tecnológica, instaurado por conta de um acordo de cooperação assinada em 2009 entre Suíça e Brasil, se reuniu ontem pela terceira vez em Berna.

A delegação suíça esteve formada por representantes de agências de financiamento e do campo acadêmico e se reuniu com uma delegação de alto nível composta por membros do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, assim como dos presidentes das principais agências de financiamento de pesquisa e inovação do país.

Um dos momentos destacados da reunião foi a assinatura de um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Fundo Nacional Suíço, que preveem a abertura de um prazo para a apresentação de projetos de pesquisa conjuntos.

Também se abordou um plano de ação 2018-2020 para o desenvolvimento da cooperação bilateral em matéria de pesquisa e inovação entre os países, segundo indicou o governo suiço.

Esse plano prevê a implementação de instrumentos para programas-pilotos que serão gerenciados pela Universidade de São Galo, líder na cooperação com a América Latina.

Entre 2012 e setembro de 2017 um total de 47 projetos financiados pelo Fundo Nacional Suíço implicava a colaboração com pesquisadores brasileiros e compreendia um montante de mais de 22 milhões de francos suíços (R$ 72,4 milhões).

Além disso, desde 1962 mais de 200 pesquisadores brasileiros jovens se beneficiaram das bolsas de excelência da Suíça.