PUBLICIDADE
Topo

Harvey cai para categoria 3 e causa grave danos no sul do Texas

26/08/2017 05h45

Washington, 26 ago (EFE).- O furacão Harvey perdeu intensidade após tocar o solo pela segunda vez neste sábado no sul do Texas, nos Estados Unidos, e passou de categoria 4 para 3 na escala Saffir-Simpson, após causar graves danos na localidade de Rockport.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos EUA, Harvey, agora com categoria 3, tem ventos máximos constantes de 201 km/h e está previsto que o sistema siga perdendo força durante as próximas 48 horas.

Por outro lado, a tormenta diminuiu sua velocidade de translação, o que significa que terá mais tempo para causar danos. Seus ventos ciclônicos se estendem por 65 quilômetros desde o seu centro e os ventos com força de tempestade tropical chegam a 220 quilômetros do olho.

O centro de Harvey está cerca de 10 quilômetros ao norte da localidade de Rockport e tocou terra pela segunda vez, a nordeste da baía de Copano, após fazê-lo primeiro entre as localidades de Port Aransas e Port O'Connor.

A emissora "Univisión" informou que em Rockport há "muitas estruturas destruídas" e edifícios que colapsaram "com pessoas dentro", mas ainda não é possível determinar a magnitude exata dos danos.

Além disso, aproximadamente 20 mil turistas estão presos em alto mar em quatro navios de cruzeiro devidos ao fechamento do porto de Galveston, onde os barcos atracariam neste fim de semana, segundo a "Univisión".