PUBLICIDADE
Topo

Ciclone Harvey regride para tempestade tropical enquanto segue sobre o Texas

26/08/2017 19h29

(Atualiza com novo boletim do BNH).

Miami (EUA), 26 ago (EFE).- O ciclone Harvey perdeu força e regrediu para a categoria de tempestade tropical, ao registrar ventos máximos 110 km/h, enquanto segue sua rota sobre território do Texas, que ainda sofre com intensas chuvas.

Em seu último boletim, o Centro Nacional de Furacões (CNH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos apontou que o ciclone se encontra estacionário sobre o Texas e continua provocando perigosas chuvas torrenciais, além de manter seu potencial de inundações em zonas costeiras.

O olho de Harvey está a 70 quilômetros ao noroeste da cidade de Victoria e a 95 quilômetros sudeste de San Antonio, ambas no Texas, em cuja costa central, com ordem de evacuação obrigatória, são registrados ventos com força de tempestade tropical.

O lento deslocamento de Harvey, que tocou a terra no estado americano na noite de sexta-feira como furacão de categoria 4, provoca o aumento de sua capacidade de causar estragos em sua passagem pelo sudeste do Texas, até o meio da próxima semana.

O estado sofre "inundações catastróficas" que representam um "risco mortal", de acordo com o CNH, e as autoridades locais pedem que seus habitantes mantenham-se em suas residências e refúgios.

Além disso, continua ativo um aviso de tempestade tropical para a faixa que vai de Baffin Bay até High Island, bem como um aviso de elevação do nível do mar que inundará áreas costeiras, desde Port Aransas até High Island.

Harvey, o furacão mais poderoso que chega aos Estados Unidos desde o Katrina, em 2005, tocou terra na localidade de Rockport (30 milhas ao nordeste de Corpus Christi) na noite de sexta-feira, com ventos de até 215 km/h.

"Há uma extensa devastação", declarou o prefeito de Rockport, Charles Wax, após as avaliações preliminares dos efeitos do furacão.

Muitas localidades afetadas pela passagem do ciclone amanheceram neste sábado com árvores derrubadas, telhados arrancados, botes virados e escombros nas ruas, enquanto o Conselho de Fiação Elétrica do Texas (Ercot) informou que mais de 300 mil pessoas estão sem eletricidade.

O Texas, "inundado" e ainda com vários dias de chuvas torrenciais por vir, de acordo com o CNH, registra fortes acumulações de água e em algumas zonas do sudeste do estado já caíram até 25 centímetros.

Espera-se que Harvey produza até a próxima quinta-feira acumulações de chuva de até 76 centímetros, e em algumas zonas costeiras isoladas este número pode chegar a 101 centímetros.

O ciclone, o primeiro de maior categoria maior a atingir os EUA desde Wilma em 2005, se manterá nesta área do estado durante os próximos dias devido à presença de um sistema de altas pressões que impede o seu avanço para o noroeste.