PUBLICIDADE
Topo

Harvey deve se tornar furacão de categoria 3 antes de chegar ao Texas

25/08/2017 10h29

(corrige lide)

Miami (EUA), 25 ago (EFE).- O furacão Harvey continua nesta sexta-feira ganhando força enquanto se aproxima do litoral do Texas com fortes ventos sustentados de 175 km/h e está a ponto de se converter em um furacão de categoria 3, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Um furacão entra na categoria 3 da escala de Saffir-Simpson quando os seus ventos máximos sustentados atingem 178 quilômetros por hora.

No seu boletim das 12h GMT (9h em Brasília) de hoje, o NHC informou que o Harvey estava a 225 quilômetros a sudeste de Corpus Christi, cidade com cerca de 325 mil habitantes na costa central do Texas, e a 235 quilômetros a su-sudeste de Port Oconnor, também no Texas.

Os meteorologistas do NHC preveem inundações "devastadoras" com risco mortal provocado pelas fortes chuvas e ondas.

Espera-se que Harvey continue se fortalecendo nas próximas horas e que chegue na próxima madrugada como furacão de categoria maior à costa do Texas, onde afetará milhões de pessoas.

As autoridades ampliaram o aviso de passagem de furacão e agora estende desde Port Mansfield até a cidade de Sargent (Texas), enquanto que a vigilância de furacão continua ativa desde o sul de Port Mansfield até a foz do Rio Grande.

Segundo um provável padrão de trajetória, Harvey "vai tocar terra no meio da costa do Texas essa noite ou na madrugada do sábado", para depois "serpentear" pelo interior durante todo o fim-de-semana. EFE

emi/ma