PUBLICIDADE
Topo

Tempestade tropical Harvey avança para o Texas e pode se tornar furacão

24/08/2017 11h41

Miami (EUA), 24 ago (EFE).- Harvey se transformou nesta quinta-feira novamente em uma tempestade tropical no Golfo do México e espera-se que derive em um furacão na sexta-feira, antes de tocar a terra provavelmente na costa do Texas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Em seu boletim de hoje, o NHC apontou que Harvey apresenta ventos de até 95 km/h e se desloca para o nor-noroeste com uma velocidade de translação de 17 km/h.

O sistema se encontra a 615 quilômetros ao sul-sudeste de Port Oconnor e a 540 quilômetros ao sudeste de Port Mansfield, no estado do Texas.

Segundo um provável padrão de trajetória, Harvey "se aproximará da costa sul do Texas na sexta-feira", onde pode tocar a terra já transformado em furacão, indicaram os especialistas.

Os meteorologistas advertiram sobre o "perigo para as vidas humanas" do aumento da maré.

De acordo com o boletim do NHC, é uma "situação potencialmente mortal", por isso as pessoas radicadas nas áreas assinaladas "devem tomar todas as medidas necessárias para se proteger".

Espera-se que Harvey produza acumulações de chuva de entre 10 e 15 polegadas (25 e 38 centímetros) e isoladas de até 25 polegadas (63 centímetros) na costa do Texas até a próxima quarta-feira.

As chuvas podem afetar partes do sul, centro e leste do Texas e o vale do Mississipi.

As fortes precipitações provocadas por Harvey em sua passagem a partir de sexta-feira "podem causar inundações que colocam as vidas das pessoas em perigo", alertaram os especialistas.

Além disso, a combinação de ondas e a maré fará com que "áreas normalmente secas perto da costa sofram inundações", ondas que provavelmente afetarão os estados do Texas e Luisiana e o nordeste do México até sexta-feira.