PUBLICIDADE
Topo

Harvey se transforma em furacão e aumenta ameaça sobre o Texas

24/08/2017 15h21

Miami, 24 ago (EFE).- A tempestade tropical Harvey se converteu nesta quinta-feira em furacão, com ventos máximos de 80 milhas por hora (130 km/h), no seu avanço para a costa do Texas, aonde chegará na noite de sexta-feira ou madrugada do sábado, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Harvey está a 550 quilômetros a sudeste de Corpus Christi (Texas) e a 540 quilômetros a su-sudeste de Port Oconnor, também no estado do Texas.

O furacão de categoria 1 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de 5, se desloca para nor-noroeste com uma velocidade de translação de 10 milhas por hora (17 km/h), informou o NHC em um boletim especial.

As previsões do NHC apontam que Harvey ganhará força e poderia chegar como furacão de categoria maior (3, 4 ou 5) quando se aproximar na sexta-feira da costa do Texas, onde afetaria milhões de pessoas.

Os últimos dados publicados por um avião "caça-furacão" da Força Aérea mostram que Harvey ganhou força e mantém seu rumo nor-noroeste.

O ciclone poderia gerar "fortes ondas e inundações que poderiam colocar em perigo as vidas humanas".

Diante desta situação, as autoridades emitiram um aviso de furacão para uma região e de vigilância para outra mais ao sul.

Estes avisos afetam 1,4 milhão de pessoas que vivem na costa sul do Golfo do México no Texas, enquanto que outros 12 milhões estão sob aviso de ventos de tempestade tropical, incluindo as populosas cidades de San Antonio e Houston.

Espera-se que Harvey produza acúmulos de chuva entre 25 e 38 centímetros e isoladas de até 63 centímetros na costa do Texas até a próxima quarta-feira.

As chuvas poderiam afetar partes do sul, centro e leste do Texas e do vale do Mississipi.