PUBLICIDADE
Topo

Furacão Harvey segue rota perigosa rumo ao litoral do Texas

24/08/2017 19h21

(Atualiza com boletim das 18h de Brasília do NHC)

Miami, 24 ago (EFE).- A tempestade Harvey, que nesta quinta-feira se converteu em furacão, segue sua perigosa rota rumo ao Texas, com ventos máximos de 140 km/h, e se espera que chegue ao litoral deste estado na sexta-feira, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

A previsível passagem do furacão pelo litoral central do Texas provocará inundações "devastadoras" e que representam risco mortal por causa das fortes chuvas e das ondas que causará, segundo o centro meteorológico com sede em Miami no seu boletim das 21h GMT (18h em Brasília.

Harvey está a 490 quilômetros a sudeste de Corpus Christi (Texas) e a 480 quilômetros a su-sudeste de Port Oconnor, também no estado do Texas.

O furacão de categoria 1 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de 5, se desloca para nor-noroeste com uma velocidade de translação de 17 km/h, informou o NHC.

As previsões do NHC apontam que Harvey ganhará força e poderia chegar como furacão de categoria maior (3, 4 ou 5) quando se aproximar da costa do Texas, onde afetaria milhões de pessoas.

Prevê-se que o olho do furacão toque terra neste estado na noite de sexta-feira ou no sábado, e que durante o fim de semana "se detenha perto ou no interior da costa central do Texas", informou o centro meteorológico.

As autoridades ampliaram o aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) e agora o estende desde Port Mansfield até a cidade de Sargent (Texas), enquanto que a vigilância de furacão (passagem em 48 horas) continua ativa desde o sul de Port Mansfield até a foz do Rio Grande.

O CNH advertiu além do perigo de ondas fortes por ciclone, ou seja, o aumento do nível do mar e inundações em zonas costeiras, desde Port Mansfield até High Island, no Texas, onde acontecerão situações de risco mortal e, por isso, se devem tomar "todas as ações necessárias para proteger a vida e propriedade".

Estes avisos afetam 1,4 milhão de pessoas que vivem na costa sul do Golfo do México no Texas, enquanto que outros 12 milhões se encontram sob aviso de ventos de tempestade tropical, incluindo as cidades de San Antonio e Houston.

O governador do estado, Greg Abbott, já declarou o estado de emergência de maneira preventiva em 30 condados situados na região sudeste do Texas e ordenou ao Centro de Operações do Estado que eleve o seu nível de preparação.

Espera-se que Harvey produza acúmulas de chuva entre 38 e 63 centímetros e isoladas de até 89 centímetros na costa do Texas até a próxima quarta-feira.

As chuvas poderiam afetar partes do sul, centro e leste do Texas e o vale do Mississipi.