Topo

Nuvem de poeira do deserto da Saara chegará à América Central

24/07/2017 22h03

San Salvador, 24 jul (EFE).- Uma nuvem de poeira procedente do deserto do Saara, na África, chegará e afetará a América Central neste fim de semana, alertou nesta segunda-feira o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais de El Salvador (MARN).

"Não se descarta que, como ocorreu em outras ocasiões, que a poeira que vem da África possa conter bactérias, vírus, esporos, ferro e outros contaminantes que são recolhidos por sua passagem por zonas desflorestadas do norte da África", disse o órgão.

"Ao chegar a áreas povoadas, essa poeira pode provocar gripes, alergias e asmas nas pessoas, sobretudo naquelas que já sofrem de problemas respiratórios ou processos alérgicos", acrescentou o MARN.

O ministério espera que a poeira chegue à região entre quinta-feira e sábado, mas em uma menor quantidade em relação a registrada em 2014 e 2015.

"As tempestades iniciadas no Saara fazem com que sejam levadas à atmosfera grandes quantidades de pó e areia que podem viajar até o Caribe, a América do Sul e a América Central", explicou o governo de El Salvador.