Topo

Parte do litoral oeste da Flórida está sob vigilância de ciclone

30/08/2016 21h10

Miami, 30 ago (EFE).- O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos emitiu nesta terça-feira ordens de vigilância de passagem de furacão e tempestade tropical para regiões do litoral oeste da Flórida devido à depressão tropical número 9 que pode atravessar o norte da península de oeste a leste nesta semana.

No boletim mais recente, o NHC, com sede em Miami, indicou que a nona depressão tropical desta temporada no Atlântico apresenta ventos máximos constantes de 55 km/h com rajadas mais fortes e se encontra no Golfo do México.

A depressão se localiza 555 quilômetros ao oeste de Key West, no extremo oeste da Flórida, e 515 quilômetros ao oeste de Havana, em Cuba. O fenômeno se movimenta rumo ao noroeste a 7 km/h e espera-se que gire ao norte-noroeste nesta noite, seguido de um giro ao norte-nordeste na quarta-feira.

É possível que nesta noite ou amanhã cedo alcance a força de uma tempestade tropical e, segundo a previsão de trajetória, seu centro se aproximará à costa nesta quinta-feira.

O NHC advertiu que em 48 horas pode haver inundações em regiões litorâneas e são esperadas altas de 2,5 centímetros a 10,1 centímetros no nível do mar, dependendo do local.

Quanto à chuva, os especialistas advertiram que a depressão pode produzir nesta quarta-feira acumulações de 7,6 cm a 12 cm na região ocidental de Cuba. Essas chuvas podem causar "inundações repentinas e deslizamentos de lodo" em Cuba.

Na península da Flórida é possível acumulações de 12 cm a 25,4 cm na sexta-feira de manhã, que em alguns lugares podem chegar a um máximo de 38 cm, com risco de inundações e deslizamentos.