Topo

Cientistas russos criam manta "blindada" para proteção de civis

29/08/2016 13h02

Moscou, 29 ago (EFE).- Cientistas russos criaram uma manta "blindada" para proteger a população civil em zonas de conflito, informou nesta segunda-feira a empresa NII Stali (Instituto do Aço), onde o produto foi desenvolvido.

"A manta é um leve tecido à prova de balas dobrada de maneira compacta e de modo que, em caso de perigo, pode se transformar rapidamente em uma tela protetora de grande superfície", disse um representante do NII Stali à agência de notícias russa "Interfax".

Segundo seus inventores, a manta pode ser utilizada para tapar janelas e para a defesa de pessoas, já que as protege de estilhaços que atingem uma velocidade de até 500 metros por segundo.

"A explosão de projéteis de artilharia e de granadas geram pelo menos de 50 a 70% de fragmentos dessas características, que são perigosos para a vida das pessoas", acrescentou o representante da empresa.

Entre as novidades do NII Stali está também uma capa blindada para capacetes de obra.

"Com esta capa, o capacete comum oferece o mesmo nível de proteção de um capacete militar, com a vantagem de que pesa menos e é muito mais barato", disse.