Topo

Tempestade Kate ameaça se transformar em furacão ao norte das Bahamas

10/11/2015 12h12

Miami, 10 nov (EFE).- Kate, a 11ª tempestade tropical da temporada de furacões na Bacia Atlântica, se afasta das Bahamas nesta terça-feira e pode se transformar em furacão amanhã, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O NHC, com sede em Miami, assinalou em seu boletim mais recente que Kate apresenta ventos máximos sustentados de 95 km/h e fica cerca de 450 quilômetros ao noroeste das Bahamas e 1.120 quilômetros ao oeste-sudoeste das Bermudas.

A tempestade se movimenta rapidamente com direção norte a uma velocidade de translação de 28 km/h e espera-se que gire rumo ao nordeste nesta tarde, seguido de um giro em direção leste-nordeste na quarta-feira, indicou o NHC.

Os meteorologistas do NHC indicaram que, segundo um provável padrão de trajetória, o "centro de Kate permanecerá afastado da costa leste dos Estados Unidos e norte das Bermudas", e previram um "fortalecimento adicional de Kate nas próximas 48 horas", período em que a tempestade "pode se transformar em furacão na quarta-feira".

O sistema ciclônico fica perto da latitude 28,8 graus norte e 75,8 graus oeste.

A atual temporada de furacões, que termina no dia 30 de novembro, registrou 11 tempestades tropicais: Ana, Bill, Claudette, Danny - transformada no primeiro furacão de maior categoria (3) da temporada -, Erika, Fred - furacão de categoria 1 -, Grace, Henri, Ida, Joaquin, que alcançou a categoria 4, de um máximo de 5 na escala de intensidade Saffir-Simpson, e agora Kate.