Topo

Cosmonautas russos da ISS iniciam caminhada espacial

Em Moscou

22/10/2014 14h35

Os cosmonautas russos Maxim Surayev e Alexander Samokutiayev, membros da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), iniciaram nesta quarta-feira (22) uma caminhada espacial para realizar vários trabalhos na fuselagem externa da plataforma, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia.

Tal como estava programado, Surayev e Samokutiayev saíram para o espaço exterior às 17h24 de Moscou (11h24 de Brasília) pela escotilha "Pirs", situada na parte russa da estação espacial.

Segundo a agência espacial russa Roscosmos, os cosmonautas, que empreenderam a caminhada espacial de número 40 do programa russo na ISS, trabalharão na parte externa da estação durante pouco mais de seis horas.

Durante a missão, Surayev e Samokutiayev desmontarão o complexo de radiometria RK-21-8, um equipamento que será lançado ao espaço, e retirarão a cobertura protetora de um contêiner de lixo com material orgânico e biológico para sua exposição ao espaço sideral.

Além disso, coletarão amostras de várias janelas da estação para avaliar a ação da microflora na integridade da fuselagem da plataforma.

De acordo com o plano de trabalho, os dois cosmonautas removerão duas antenas, que serão desprezadas e tomarão fotografias da fuselagem da ISS.

Os trabalhos de Surayev e Samokutiayev no espaço aberto serão supervisionados do interior da plataforma orbital pelos outros quatro tripulantes: a russa Yelena Serova, os americanos Barry Wilmore e Gregory Wiseman, e o alemão Alexander Gerst.

A Estação Espacial Internacional é um projeto que conta com a participação de 16 países e que tem um custo estimado de US$ 100 bilhões.

A plataforma, que tem tripulantes a bordo de forma contínua desde 2000, possui cerca de 450 toneladas de massa e orbita a uma distância de entre 335 e 460 quilômetros da Terra, com uma velocidade de cerca de 27 mil km/h.