Topo

Tempestade "Arthur" deve se transformar em furacão

Em Washington

03/07/2014 06h31

A tempestade tropical "Arthur" se dirige rumo ao litoral da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com ventos de 110 km/h e está "perto" de se transformar em furacão, informou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, sigla em inglês).

A primeira tempestade tropical da temporada de furacões na bacia do Atlântico também ameaça atrapalhar o feriado de 4 de julho, o Dia da Independência dos EUA, no litoral leste do país.

O NHC informou em seu boletim das 3h (de Brasília) que o centro da tempestade está localizado a cerca de 230 quilômetros ao sul-sudeste de Charleston, na Carolina do Sul.

As autoridades americanas emitiram um alerta de furacão para a costa da Carolina do Norte, de Surf City até Duck, Pamlico Sound e a parte leste de Albemarle Sound.

Também foi ativado um alerta de tempestade tropical para o sul de Santee River, na Carolina do Sul, até o sul de Surf City.

O centro da tempestade se encontra perto da latitude 30,9 norte e da longitude 79,1 oeste, movimentando-se para o norte a uma velocidade de 13 km/hora.

Espera-se uma mudança do sistema para a direção norte-nordeste ainda nesta quinta-feira, quando a tempestade se aproximar mais do litoral das Carolinas do Sul e do Norte durante o dia e a noite.

O NHC prevê um fortalecimento adicional da tempestade nas próximas horas, de tal forma que "Arthur" se transformaria ainda esta noite, ou na quinta-feira, no primeiro furacão da temporada na bacia do Atlântico.

A tempestade pode provocar ressaca nas zonas litorâneas com grandes ondulações que podem causar destruição, informou o centro meteorológico.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) prevê uma temporada de furacões menos ativa que o normal, com a formação de entre 8 e 13 tempestades tropicais, das quais 3 ou 6 podem se tornar furacões, com apenas um ou dois deles de grande categoria.