Topo

Radiação destrói revestimento de estação espacial, advertem cientistas russos

Em Moscou

30/01/2014 11h23

A radiação cósmica está destruindo o revestimento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo um estudo de um grupo de cientistas russos cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira em Moscou.

"No final do ano passado fizemos um trabalho para o Centro Espacial Krunichev e obtivemos resultados surpreendentes: o revestimento, a proteção do casco da ISS, está sendo destruído pela radiação", disse Yelena Deshevaya, do Instituto de Problemas Médico Biológicos (IPMB) da Academia de Ciências russa.

A cientista, que informou dos resultados da pesquisa em uma conferência na Universidade Técnica Bauman de Moscou, explicou que este fenômeno acontece porque na composição do revestimento da plataforma espacial são usados poliamidas pouco resistentes à radiação.

"Toda a proteção do casco [da ISS] está sendo destruída", advertiu Deshevaya, citada pela agência "Interfax".

Ela explicou que no IPMB os materiais com os quais é fabricado o revestimento da plataforma espacial foram testados e se estabeleceu que em um primeiro momento a radiação os fortalece, mas que depois os debilita e os torna mais frágeis.

Este problema, acrescentou a cientista, pode ser solucionado usando polímeros resistentes à radiação.

A ISS é um projeto internacional no qual participam 20 países e que conta com financiamento até o ano 2024, embora poderia permanecer em funcionamento até 2028.

Atualmente a bordo da plataforma espacial se encontra uma expedição integrada por seis tripulantes: os russos Oleg Kotov, Sergei Riazanski e Mikhail Tyurin, os americanos Rick Mastracchio e Mike Hopkins, e o japonês Koichi Wakata.