Topo

Robô absorve impacto no voo para reconher locais de difícil acesso

Em Genebra

30/10/2013 14h40

Um grupo de cientistas suíços desenvolveu um robô voador inspirado em insetos que, em vez de evitar obstáculos, se choca contra eles e, com isso, pode fazer o reconhecimento de locais de difícil acesso.

O robô - desenvolvido na Escola Politécnica de Lausanne, na Suíça, e batizado com o nome de GimBall - é um autômato de 370 gramas protegido por uma esfera elástica de um diâmetro de 34 centímetros que amortece os impactos, segundo informações do centro em comunicado.

O objetivo dos inventores é que o GimBall possa operar em terrenos difíceis onde outros robôs não conseguem ir, como em um edifício derrubado, onde poderá recolher informações por meio de uma câmera acoplada. Por não ter que desviar, o protótipo não precisa de sensores.

O Gimball é propulsado por hélices e, enquanto a maioria dos robôs evita os obstáculos mediante sensores, ele pode manter o rumo apesar das colisões, o que representa um conceito totalmente novo.

A maioria dos robôs navega mediante uma complexa rede de sensores que lhes permite detectar os obstáculos para evitá-los, o que, de acordo com os criadores, representa um inconveniente, já que os sensores são "pesados e frágeis" e não funcionam sob algumas circunstâncias, como em ambientes com fumaça.

Inspirado em insetos, o GimBall foi criado pelos pesquisadores Adrien Briod e Przemyslaw Mariusz Kornatowski, que desenvolveram um sistema de estabilização giroscópica que permite ao robô manter o equilíbrio.

"Os insetos voadores lidam muito bem com as colisões; para eles, não são acidentes porque foram feito para encará-las", disse Briod.

O robô será apresentado ao público em Tóquio, durante a Exposição Internacional de Robótica, que acontecerá de 5 a 9 de novembro.