Topo

Cápsula se acopla à Estação Espacial Internacional com uma semana de atraso

Em Washington

29/09/2013 12h30

A cápsula Cygnus se tornou neste domingo (29) o segundo cargueiro desenvolvido por uma empresa privada que leva provisões à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), ao acoplar-se com sucesso à plataforma, informou a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

Após uma semana de atraso, a sonda criada pela empresa Orbital Science chegou à ISS, onde a tripulação conseguiu acoplá-la ao módulo Harmony do laboratório espacial por meio de um braço robótico.

A tripulação abrirá na tarde de segunda-feira (30) a escotilha para começar a descarregar os cerca de 590 quilos de provisões transportadas pelo Cygnus, que incluem alimentos e roupas.

A Orbital Science se transforma assim na segunda companhia privada que completa uma missão de transporte de carga à ISS, depois da empresa californiana SpaceX, que há um ano envia provisões com sua cápsula Dragon.

Ao contrário da Dragon, projetada para voltar à Terra após completar sua missão, o Cygnus está programado para desintegrar-se logo após ser desacoplado da ISS, algo previsto para o final de outubro.

A cápsula espacial decolou no dia 18 de setembro de uma base na Virgínia, nos Estados Unidos, e sua chegada estava prevista inicialmente para o domingo passado (22), mas foi atrasada devido a um falha de software antes que se iniciassem as manobras de aproximação.