Topo

Astrônomos obtêm uma das melhores imagens da Nebulosa do Camarão

Em Berlim

18/09/2013 18h28

 O Telescópio de Pesquisa VLT, situado no Observatório de Paranal, no Chile, obteve algumas das imagens de maior qualidade até o momento da Nebulosa do Camarão, um "enorme berçário estelar".

Segundo informou o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) em comunicado nesta quarta-feira (18), nestas imagens foi possível observar "grupos de estrelas quentes recém-nascidas encolhidas entre as nuvens que compõem a nebulosa".

A Nebulosa do Camarão se encontra a cerca de 6.000 anos-luz da Terra, na constelação de Escorpião, uma região cheia de gás e bolhas escuras que formam novas estrelas quentes.

Esta formação espacial, também conhecida como Gum 56, tem uma extensão que equivale a quatro vezes as dimensões da Lua cheia.

Há milhões de anos surgiram nesta parte do céu várias estrelas, tanto de forma individual como reunidas em cúmulos.

Nas imagens facilitadas pelo ESO, é possível ver o Collinder 316, um grande cúmulo de estrelas disperso, que faz parte de um conjunto ainda maior de estrelas luminosas.

Além disso, foram observadas diversas estruturas ou cavidades de cor mais escura, nas quais a matéria interestelar foi expulsa por fortes correntes de vento, geradas desde as estrelas quentes próximas.

O telescópio, de 2,6 metros de diâmetro e construído em torno da câmara OmegaCAM, que tem 32 detectores CCD capazes de gerar imagens de até 268 megapíxels, é o maior telescópio do mundo para pesquisas do céu com luz visível.

As fotografias foram melhoradas com outras obtidas pelo astrônomo Martin Pugh, que tomou suas imagens a partir da Austrália com telescópios de 13 e 32 centímetros de diâmetro.