Topo

Exploração petrolífera acha restos arqueológicos pré-colombianos

Em Bogotá

15/07/2013 16h40

Uma exploração petrolífera no norte da Colômbia revelou restos arqueológicos dos índios malibus, datando de 700 anos, informou a companhia petrolífera Pacific Rubiales.

A descoberta foi feita na área de exploração chamada de Bloque la Creciente, no município de San Pedro, departamento de Sucre, e consta de vários vestígios de "material cerâmico, ferramentas em pedra e restos ósseos dos antigos moradores do local", segundo um comunicado da companhia.

A Pacific Rubiales trabalha com o Instituto Colombiano de Antropologia e História na identificação dos restos indígenas, bem como no projeto de planos de divulgação pedagógica e conservação do material achado.

Segundo os arqueólogos contratados pela Pacific para cumprir com os requisitos exploratórios exigidos pela Agência Nacional de Hidrocarbonetos, as evidências da escavação indicam que "o achado constituiu um local de habitação e cemitério malibu, descritas nas fontes e crônicas espanholas do século 16".

A família linguística dos malibus habitou nos tempos pré-colombianos os atuais departamentos (Estados) de Sucre e Bolívar, perto das margens do rio Magdalena, que percorre o país de Sul a Norte e desemboca no mar do Caribe.