Topo

China lança três astronautas ao espaço em sua quinta missão tripulada

Em Pequim

11/06/2013 08h01

Os astronautas Wang Yaping, Zhang Xiaoguang e Nie Haisheng partiram nesta terça-feira (11) da base espacial de Jiuquan, na China, a bordo da espaçonave Shenzhou-10, na quinta missão tripulada realizada pelo país asiático.

O lançamento aconteceu às 17h38  de Pequim (às 6h38 no fuso de Brasília), de acordo com o horário previsto. O presidente da China, Xi Jinping, acompanhou a operação no local.

Wang é a segunda mulher astronauta chinesa a viajar ao espaço, e Nie o primeiro piloto do país a sair da Terra pela segunda vez, já que fez parte da tripulação do Shenzhou-6, em 2005.

Após cinco minutos do lançamento, a espaçonave se desprendeu dos foguetes propulsores e pouco depois entrou em órbita, ativando os painéis solares que abastecerão o veículo de energia durante seus 15 dias de missão.

A televisão estatal CFTV, que transmitiu ao vivo o lançamento, mostrou imagens da cabine e dos astronautas, que fizeram uma saudação militar para mostrar que tudo corria bem.

Com esta viagem, a China prossegue seu trabalho para o desenvolvimento de uma estação espacial internacional por volta de 2020. 

A espaçonave Shenzhou-10 deverá se acoplar com a base orbital Tiangong 1 para que os astronautas façam experimentos e operações de conserto em seu interior.

Além disso, como grande novidade desta viagem, Wang, de 33 anos, dará uma aula de física aos estudantes do ensino primário e secundário da China por videoconferência.