Topo

Brasileiros desenvolvem 1º monitor cardíaco portátil inteligente do mundo

Waldheim García Montoya

Em São Paulo

23/04/2013 06h04

Um grupo de especialistas brasileiros desenvolveu o primeiro monitor cardíaco portátil inteligente do mundo, que permite o envio à distância de eletrocardiogramas, a localização do paciente para seu socorro e a detecção adiantada de problemas do coração.

O aparelho diminui a preocupação permanente dos pacientes de sofrer uma crise longe de um médico. Um deles é Eric Nielsen, um psicólogo de 36 anos com um sopro no coração que faz parte do grupo de teste do aparelho.

"Eu sei que ele está me vigiando, vê o que está acontecendo, e assim sei que meu coração está sendo observado", disse à Agência Efe Nielsen, destacando que o monitor detecta irregularidades sem sintomas que ele não poderia notar.

O aparelho, que deve chegar este ano ao mercado com o nome de Nexcor, vigia os problemas cardíacos à distância e em tempo real, através de eletrocardiogramas que envia a uma central de controle. Também conta com um comunicador que permite ao paciente falar com um especialista de forma imediata se se sente mal.

"A diferença deste aparelho é que ele automaticamente detecta as alterações mais precoces das doenças cardíacas, não só (mede) a frequência, mas ele consegue buscar e fazer a avaliação do ritmo e das alterações", assinalou à Efe o cardiologista Eli Szwarc, um dos encarregados de testar o equipamento.

O monitor consta de uma unidade um pouco maior do que um telefone celular que o paciente leva na cintura e à qual vão conectados quatro eletrodos colocados em seu peito.

É o resultado de um trabalho conjunto durante cinco anos da Flextronics Instituto de Tecnologia (FIT), uma organização sem fins lucrativos, e a empresa Corcam, com participação do Hospital do Coração, de São Paulo, centro de referência cardiovascular do país.

No projeto trabalharam 40 profissionais, entre médicos, engenheiros, projetistas e pesquisadores.

O monitor, que transmite as informações automaticamente através das redes de telefonia celular, foi testado com mais de 160 pacientes do Hospital do Coração.

Antonio André, presidente da Corcam, disse à Efe que o monitor "pode identificar o infarto em fase inicial e síndromes raras de arritmia" através de um software que comunica esses dados, em tempo e localização real do paciente com a central, encarregada de passar a informação aos médicos.

Estados Unidos e Europa receberão este semestre os primeiros modelos produzidos, que serão alugados aos pacientes com um preço que pode rondar os R$ 600 reais (cerca de US$ 300) por semana, segundo seus criadores.

"É um modelo que pode ser personalizado, de acordo com as condições específicas de cada paciente", explicou André.

Szwarc, no entanto, considerou que a "detecção precoce" dos problemas cardíacos facilitada pelo monitor permite ao paciente ter um auxílio de emergência de "melhor qualidade" e aumentar as possibilidades de sobrevivência.

"O GPS integrado do aparelho pode, através da nossa central, enviar a equipe de emergência mais próxima ou detectar inclusive uma queda do paciente", acrescentou.

Os responsáveis pelo projeto destacaram que as doenças cardíacas aumentaram com a incorporação da mulher ao mercado de trabalho nos últimos 60 anos, pois o estresse aumentou.

Países como o Brasil devem enfrentar um déficit de cardiologista que pode chegar a 800 mil até 2020, disse André, lembrando que o país tem 1,2 milhão de pessoas com problemas cardíacos, muitos deles podendo ser evitados com este tipo de mecanismo.

"O objetivo do Nexcor é reduzir o grande número de mortes por infartos que não são percebidos nos primeiros instantes, por serem assintomáticos", explicou André.

Paulo Souza, coordenador do FIT, citou que os avisos do aparelho podem prevenir arritmias, isquemia e infartos do miocárdio, e avaliou funções do aparelho, como o detector de quedas do paciente e o botão de emergência.