Topo

Foguete europeu cai no Oceano Pacífico com satélite dos EUA

Em Moscou

01/02/2013 09h36

O foguete russo-ucraniano Zenit-3SL, que levava a bordo um satélite norte-americano de telecomunicações, caiu nesta sexta-feira (1º) no Oceano Pacífico após ser lançado da plataforma flutuante do consórcio internacional Sea Launch, informaram fontes aeroespaciais russas.

Segundo fontes citadas pela agência Interfax, o problema aconteceu na primeira fase do lançamento do foguete, que desde o início seguiu uma trajetória errada, devido às condições meteorológicas e, principalmente, ao mar forte, que prejudicou a plataforma.

De acordo com as fontes, logo após o lançamento, os sistemas do foguete detectaram uma situação fora de controle causada pela falta de estabilidade da plataforma e, para impedir danos, acenderam os motores para desviar o foguete para longe da plataforma Odissey.

O acidente de hoje pode levar à suspensão dos lançamentos dos Zenit-3SL até que as causas da queda sejam esclarecidas.

O presidente da agência espacial Energuia, Vitali Lopota, explicou que o acidente aconteceu cerca de 60 segundos depois da entrada em funcionamento do motor da primeira etapa do foguete. "Não há informação mais precisa. Os dados da telemetria estão sendo estudados", disse.

O foguete de fabricação ucraniana e com um bloco propulsor feito na Rússia foi lançado às 4h56 (no fuso horário de Brasília) e levava a bordo um satélite de telecomunicações Intelsat-27. O lançamento desta sexta-feira foi o primeiro do programa Sea Launch para 2013.

O consórcio Sea Launch, formado por quatro empresas internacionais - da Rússia, da Noruega, dos Estados Unidos e da Ucrânia - realizou até agora 34 lançamentos de foguetes Zenit-3SL com diferentes satélites comerciais a partir do Oceano Pacífico.