Topo

Agência Espacial Europeia construirá radar para detectar lixo espacial

Agência Espacial Europeia vai criar um centro de monitoramento de lixo espacial para alertar possíveis riscos a satélites - P. Carrill/ESA
Agência Espacial Europeia vai criar um centro de monitoramento de lixo espacial para alertar possíveis riscos a satélites Imagem: P. Carrill/ESA

Em Paris

13/09/2012 07h02

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) informou nesta quinta-feira (13) que vai impulsionar a construção de um radar experimental para detectar fragmentos de resíduos espaciais. O equipamento vai facilitar que o lixo espacial seja desviado pelos satélites.

O projeto "permitirá provar e validar novas técnicas para monitorar a posição dos fragmentos de lixo espacial", disse  em comunicado Nicolas Bobrinsky, responsável pelo programa preparatório da ESA para Conhecimento do Meio Espacial.

A rápida detecção e a monitoramento dos fragmentos de lixo espacial permitirá avaliar os riscos do impacto com outros satélites e alertar a tempo os operadores para que façam manobras de evasão, acrescentou a agência.

O novo radar, que contará com dois centros nos arredores de Paris, terá um custo de 4 milhões de euros e será construído pelo centro de pesquisa francês ONERA junto com cinco sócios industriais de Espanha, França e Suíça.