Agência Espacial Europeia construirá radar para detectar lixo espacial
A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) informou nesta quinta-feira (13) que vai impulsionar a construção de um radar experimental para detectar fragmentos de resíduos espaciais. O equipamento vai facilitar que o lixo espacial seja desviado pelos satélites.
O projeto "permitirá provar e validar novas técnicas para monitorar a posição dos fragmentos de lixo espacial", disse em comunicado Nicolas Bobrinsky, responsável pelo programa preparatório da ESA para Conhecimento do Meio Espacial.
A rápida detecção e a monitoramento dos fragmentos de lixo espacial permitirá avaliar os riscos do impacto com outros satélites e alertar a tempo os operadores para que façam manobras de evasão, acrescentou a agência.
O novo radar, que contará com dois centros nos arredores de Paris, terá um custo de 4 milhões de euros e será construído pelo centro de pesquisa francês ONERA junto com cinco sócios industriais de Espanha, França e Suíça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.