Topo

Curiosity realiza primeiro percurso e deixa "marcas" em Marte

Curiosity deixa marcas de pneu no solo de Marte após andar os seus primeiros 4,5 metros - Nasa/JPL-Caltech/Handout/AFP
Curiosity deixa marcas de pneu no solo de Marte após andar os seus primeiros 4,5 metros Imagem: Nasa/JPL-Caltech/Handout/AFP

De Washington

22/08/2012 17h28

O robô explorador Curiosity deu nesta quarta-feira (22) seus primeiros passos em Marte e já deixou "marcas" sobre a superfície do Planeta Vermelho, após um percurso de aproximadamente 4,5 metros, indicaram os engenheiros da Nasa (Agência Espacial Americana).

"A missão está funcionando extremamente bem. Vocês têm aqui o diretor da missão sorridente", descreveu Peter Theisenger, diretor da missão em entrevista coletiva no Laboratório de Propulsão, em Pasadena, na Califórnia (EUA).

O equipamento andou aproximadamente 4,5 metros esta madrugada e fez vários giros entre 90 e 180 graus sobre a superfície de Marte conforme esperado, confirmou Theisenger. Para as manobras, o explorador precisou de cerca de 16 minutos, e enviou, em seguida, novas fotografias em preto e branco.

Pouco antes, o engenheiro da missão, Allen Chen, havia afirmado pelo Twitter: "Marcas de roda em Marte. A equipe de entrada, descida e aterrissagem concluiu seu trabalho. Parabéns às equipes de mobilidade e superfície!".

O Curiosity, que aterrissou na superfície de Marte na madrugada de 6 de agosto, enviou centenas de fotografias em preto e branco e coloridas que proporcionaram a visão de Marte mais nítida conhecida até agora.

O robô, do tamanho de um carrinho de golfe e que pesa uma tonelada, chegou com uma missão de dois anos na qual percorrerá parte do planeta para analisar sua composição e determinar se existem, ou alguma vez existiram, condições para abrigar vida por lá.