Topo

ONG reproduz favela na praia de Copacabana para denunciar pobreza

No Rio de Janeiro

16/06/2012 16h56

A organização não-governamental Rio de Paz instalou neste sábado em plena praia de Copacabana uma favela fictícia para "dar visibilidade aos invisíveis" durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 e pedir que os governantes não se esqueçam dos pobres.

A favela era composta por três barracos de madeira, simulando a triste realidade dos moradores de comunidades pobres do Rio de Janeiro.

O presidente da Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, disse à Agência Efe que espera que a Rio+20 apresente "metas concretas de sustentabilidade e de combate à desigualdade social".

Além dos barracos, alguns moradores da favela de Manguinhos estiveram nas areias de Copacabana para representar como é o dia a dia nos bairros pobres de Rio.

Verônica, mãe solteira de quatro crianças, afirmou que suas principais preocupações são a falta de transporte, de apoio social por parte das autoridades e as operações da polícia contra os traficantes.

"Há dias que meus filhos não podem ir à escola. Os policias entram em nossas casas de maneira grosseira, sem pedir permissão ou respeitar nossa intimidade", declarou Verônica à Efe.

A ONG Rio de Paz também construiu um túmulo para denunciar os mortos por balas perdidas nas operações policiais e um encanamento que simbolizava a sujeira dessas áreas degradadas.