Topo

Lua de sangue: veja como foi o eclipse mais longo do século 21 ao redor do mundo

O eclipse da lua visto na Acrópole, em Atenas, na Grécia - Reuters
O eclipse da lua visto na Acrópole, em Atenas, na Grécia Imagem: Reuters

28/07/2018 09h25

Os fãs de astronomia do mundo todo ficaram encantados na sexta, 28, com o espetacular eclipse lunar mais longo do século 21.

O evento coincidiu com outro fenômeno impressionante conhecido como "lua de sangue", em que o satélite natural da Terra adquiriu tom avermelhado. Isso ocorreu porque a luz solar atingiu a superfície da Lua por meio da atmosfera da Terra.

Ásia, Oceania e Oriente Médio foram as primeiras regiões do mundo a ver a lua sob o efeito do eclipse.

O fenômeno foi mais visível na Europa Oriental, na África Central e Ocidental e no sudeste ssiático. Em menor escala, ele também foi visto em parte da América do Sul.

No Brasil, o fenômeno foi visto parcialmente - quando a lua apareceu no céu na maior parte do país, ela já estava eclipsada.

No Rio de Janeiro, a praia de Copacabana ficou lotada de pessoas que queriam observar o eclipse.

O que é um eclipse

Um eclipse ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar.

O fenômeno acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra e deixa de ficar visível pois deixa de ser iluminada pela luz do Sol.

No eclipse desta sexta-feira, o período de escuridão total durou 1 hora e 43 minutos.

Marte também foi visto

O planeta Marte também foi visto como uma "estrela vermelha brilhante" onde o céu estava limpo ao redor do mundo. Isso ocorreu porque ele esteve no ponto mais próximo da Terra desde 2003.

Veja a seguir mais registros do eclipse pelo mundo.