Topo

Fóssil de 550 milhões de anos dá pistas sobre primeiros movimentos de animais

04/09/2019 20h32

Paris, 4 Set 2019 (AFP) - Há 550 milhões de anos, um curioso animal morria, deixando o rastro de seu último deslocamento, o que permitiu aos cientistas descrever um dos primeiros organismos capazes de se mover.

O animal, Yilingia spiciformis, parece um "verme segmentado" (seu corpo é formado por vários anéis sucessivos, idênticos).

"O animal possui dois lados simétricos, uma cabeça e um rabo", explica à AFP o paleontólogo Shuhai Xiao, da universidade Virginia Tech nos Estados Unidos.

Embora já tenham sido descobertas muitas pegadas de deslocamento que remontam ao Ediacarano (há entre 635 e 542 milhões de anos) na Austrália, Estados Unidos, Canadá e África, os fósseis dos animais que teriam feito estes movimentos são mais incomuns.

Uma equipe de pesquisadores, dirigida por Shuhai Xiao, anunciou que conseguiu estudar um rastro e seu fóssil correspondente, encontrados juntos nas gargantas de Yangtzé, no sul da China. O animal morreu enquanto avançava.

Não há animais vivos que se pareçam com o Yilingia spiciformis, sendo a centopeia "o mais parecido", acrescenta o especialista.

Segundo o estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature, o Yilingia spiciformis viveu há 550 milhões de anos, durante o Ediacarano, e seria "um dos animais móveis mais antigos".

A descoberta ocorreu junto a outras 50 descobertas de fósseis, entre 2013 e 2018, idênticos ao animal ou a seu rastro.

Segundo os pesquisadores, o animal vivia na água e devia medir de 5 a 26 mm de largura e até 27 cm de comprimento. Seria formado por meia centena de fragmentos idênticos, cada um deles composto por um "lóbulo central e dois lóbulos laterais apontando para trás".

lc-sah/rh/phc/es/sgf/db