Topo

Não será só a Lua: Nasa confirma missão rumo a Marte em 2033

"Queremos pousar em Marte em 2033", declarou o chefe da Nasa -
"Queremos pousar em Marte em 2033", declarou o chefe da Nasa

Da AFP, em Washington

02/04/2019 17h05

O regresso de astronautas americanos à Lua, anunciado recentemente para 2024, estará destinado a preparar a chegada do primeiro humano a Marte em 2033, disse nesta terça-feira (2) o administrador da Nasa, Jim Bridenstine.

"Queremos pousar em Marte em 2033", declarou o chefe da Nasa em uma audiência no Congresso americano.

"Podemos avançar no pouso em Marte avançando no pouso na Lua. A Lua é o campo de provas", disse o ex-parlamentar republicano.

A Nasa está com pressa desde a semana passada, quando o vice-presidente americano, Mike Pence, anunciou que adiantará em quatro anos o calendário de regresso à Lua, de 2028 para 2024, último ano de um eventual segundo mandato do presidente Donald Trump.

Muitos especialistas e legisladores do Congresso duvidam das capacidades da Nasa para cumprir esta nova data limite, devido aos atrasos no desenvolvimento do foguete das missões lunares, o Space Launch System ou "SLS", construído pela Boeing.

Uma missão para Marte durará ao menos dois anos devido à distância, já que apenas o trajeto de ida dura seis meses, em comparação com os três dias necessários para chegar à Lua.

A ida e volta a Marte só pode ser feita quando o planeta vermelho está situado no mesmo lado do Sol que a Terra, aproximadamente a cada 26 meses.

Em 2017, uma lei de financiamento da Nasa dispôs o ano 2033 como data de lançamento da primeira missão tripulada a Marte, mas a agência espacial americana falou em geral dos "anos 2030" em suas comunicações dos últimos meses.

A agência espacial quer aprender a extrair e explorar as toneladas de gelo que existem no polo sul da Lua. "O gelo de água representa ar para respirar, água para beber, combustível", disse Bridenstine.

"O objetivo não é apenas levar humanos à superfície lunar, mas provar que podemos viver e trabalhar em outro mundo", acrescentou.

A legisladora democrata Eddie Bernice Johnson, presidente do Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara de Representantes, pediu a Bridenstine para definir um preço para o novo planejamento.

O chefe da Nasa disse que faria seu pedido de orçamento atualizado até 15 de abril.