PUBLICIDADE
Topo

Petição para processar Estado francês por inação climática tem recorde de assinaturas

28/12/2018 17h52

Paris, 28 dez 2018 (AFP) - Uma petição na internet impulsada por quatro ONGs para levar o Estado francês perante a justiça por sua suposta inação na luta contra a mudança climática obteve um grande êxito, com um número recorde de assinaturas.

Nesta sexta-feira (28) de manhã, a petição impulsada pelas ONGs Greenpeace, Oxfam, Fundação para a Natureza e o Homem (FNH) e pela associação Notre affaire à tous, já tinha obtido 1,82 milhão de assinaturas em dez dias, após sua publicação no site laffairedusiècle.net.

Trata-se de um número recorde de assinaturas para uma petição na internet na França. Em 2016, uma petição contra a reforma trabalhista de François Hollande obteve 1,37 milhão de assinaturas no site change.org.

Um petição a favor da redução do preço do combustível, que em novembro deste ano originou o movimento dos "coletes amarelos", obteve 1,17 milhão de assinaturas.

Para garantir a validez dos apoios e evitar que alguém assine várias vezes, as impulsoras da iniciativa verificam as assinaturas através dos e-mails pessoais.

Este sucesso se deve "a que não se trata de uma simples petição, mas a de uma forma de apoiar um recurso jurídico", explica Jean-François Julliard, diretor-geral do Greenpeace.

As quatro ONGs querem levar o Estado francês à justiça, visto que consideram insuficientes suas políticas contra as mudanças climáticas.

Em 17 de dezembro, estas organizações apresentaram uma "queixa preliminar" ao governo francês e ao presidente Emmanuel Macron. O Estado tem dois meses para responder e depois as ONGs pranejam apresentar, provavelmente em março, uma ação judicial perante o tribunal administrativo de Paris.

"A busca de um impacto real motiva as pessoas", considera Jean-François Julliard.

laf/alu/fz/jhd/eb/age/db