Topo

Índia enviará três astronautas ao Espaço antes de 2022

28/12/2018 16h17

Nova Délhi, 28 dez 2018 (AFP) - A Índia enviará uma tripulação de três astronautas ao Espaço antes de 2022, na que será a primeira missão espacial deste país em que viajarão humanos, anunciou o governo indiano nesta sexta-feira (28).

O conselho de ministros aprovou uma partida orçamentária de 1,2 bilhão de euros para levar à frente o programa Gangayaan ("veículo do céu", em indiano), segundo um comunicado oficial.

Esta decisão foi tomada depois que, em agosto, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou que seu país enviará ao Espaço em 2022, ou até antes, "um homem ou uma mulher".

Se conseguirem, a Índia se tornará o quarto país que leva os seres humanos ao Espaço, depois de Rússia, Estados Unidos e China.

O programa usará o lançador de fabricação indiana GSLV-MkIII. Primeiro, realizarão como teste duas decolagens sem presença humana e, em seguida, efetuarão uma primeira viagem espacial será feita com os astronautas, que orbitará a Terra "por um período máximo de uma semana".

Embora não tenha dado uma data exata, o governo assegurou nesta sexta-feira que esta operação ocorrerá "nos próximos 40 meses".

Segundo o executivo, estes voos espaciais servirão para estimular a economia, criar infraestruturas e empregos e permitir avanços científicos na medicina, agricultura e combate à poluição.

Impulsionado desde os anos 1960, o programa espacial indiano é caracterizado tanto por sua ambição quanto por sua austeridade orçamentária, já que possui recursos bastante inferiores aos das demais potências do campo.

ruc/tw/amd/glr/bds/eb/age/cb