Topo

Homem mata 6 pinguins e pena leve causa indignação na Austrália

pinguim-azul, a menor espécie de pinguim - David Maurice Smith/The New York Times
pinguim-azul, a menor espécie de pinguim Imagem: David Maurice Smith/The New York Times

25/06/2018 09h14

Um homem que matou seis pinguins da espécie azul (a menor do mundo) foi condenado a prestar 49 horas de serviços comunitários por um tribunal australiano, uma sentença que provocou a ira dos ecologistas.

Joshua Jeffrey foi acusado de crueldade com agravante contra animais depois que espancou as aves com pedaço de pau quando estava bêbado, ao lado de outras duas pessoas, em uma praia de Sulphur Creek, no estado da Tasmânia, em 2016.

Leia também:

A juíza Tamara Jago afirmou que foi "um ato cruel contra pinguins vulneráveis" e que Jeffrey, de 20 anos, não demonstrou remorso, informou o jornal Hobart Mercury.

De acordo com o jornal, a juíza "levou em consideração a capacidade intelectual limitada" de Jeffrey ao condená-lo a cumprir trabalhos comunitários e a pagar os custos de 82 dólares australianos (US$ 61), uma sentença que a associação Birdlife Tasmania criticou por ser "qualquer coisa menos dissuasiva".

O advogado de Jeffrey afirmou durante o julgamento que o cliente sofre problemas mentais desde a infância, segundo o anal ABC.

"Isto não impedirá outra pessoa faça exatamente a mesma coisa em algum momento no futuro", afirmou o diretor da Birdlife Tasmania, Eric Woehler.

"A sentença dá um valor mínimo à preciosa vida selvagem da Tasmânia. Isto estabelece um precedente inadequado para futuros ataques contra a vida selvagem".

A espécie pinguim azul pode viver até 24 anos e é encontrada apenas na Austrália e Nova Zelândia. Quase metade da população global destes animais vive na Tasmânia.