Topo

Trump ironiza e pede aquecimento global em meio à onda de frio extremo

AFP
Imagem: AFP

Em Washington

29/12/2017 00h29

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ironizou nesta quinta-feira (29) o aquecimento global, enquanto o norte do país passa por uma onda de frio extremo com temperaturas de até -40°C.

"No leste, pode ser a véspera de Ano Novo mais fria já registrada. Talvez possamos usar um pouco do bom e velho Aquecimento Global pelo qual nosso país, e não outros países, iria pagar trilhões de dólares para se proteger. Agasalhem-se!", tuitou o presidente.

28.dez.2017 - Turistas fazem foto em fonte congelada em Nova York. As temperaturas no Norte dos EUA estão abaixo de zero - Frank Franklin II/AP Photo - Frank Franklin II/AP Photo
Turistas fazem foto em fonte congelada em Nova York
Imagem: Frank Franklin II/AP Photo


O magnata de 71 anos sempre foi cético sobre as mudanças climáticas, chegando a afirmar, antes de ser presidente, que se tratava de uma "invenção" da China.

Trump retirou os Estados Unidos do acordo climático de Paris e escolheu defensores dos combustíveis fósseis para ocupar postos ambientais importantes.

Seu governo também eliminou as mudanças climáticas da lista de ameaças à segurança nacional.

"A mudança climática é muito real, mesmo quando faz frio do lado de fora da Trump Tower neste momento", ironizou no Twitter o diretor da Academia de Ciências da Califórnia, Jon Foley.

"Da mesma maneira, a fome permanece no mundo, apesar de alguém acabar de comer um Big Mac", disse Foley.

"A meteorologia não é a mesma coisa que o clima. Até o presidente pode entender isto. Não é tão complicado", declarou a deputada democrata por Washington Pramila Jayapal.

A onda de frio deste mês encerra um ano em que fortes furacões, ondas de calor, inundações e incêndios florestais causaram estragos no mundo todo.