Topo

Rússia vai cooperar com os EUA na construção de nova estação espacial lunar

Foto: Randy Brensk/NASA
Imagem: Foto: Randy Brensk/NASA

Em Moscou

27/09/2017 09h22

A agência espacial russa Roskosmos anunciou nesta quarta-feira que assinou um acordo com a Nasa para cooperar no projeto americano de construção de uma estação orbital em torno da Lua dentro do programa "Deep Space Gateway" (Portal do Espaço Profundo).

"Roskosmos e Nasa confirmaram sua intenção de utilizar a Estação Espacial Internacional como base para uma exploração mais profunda do espaço e para cooperar dentro do programa lunar internacional: a criação da plataforma 'Deep Space Gateway'", anunciou a Roskosmos em um comunicado.

Em julho, o governo norte-americano tinha anunciado uma "nova era" no espaço, incluindo a volta à Lua e as missões de exploração em Marte, sem entrar em detalhes.

Uma nave espacial para a exploração Espaço Profundo (na tradução em português) está em construção pela Nasa, no Centro Espacial Kennedy, da Nasa, na Flórida.

O projeto prevê enviar astronautas às imediações da Lua usando um novo foguete conhecido como Space Launch System, o SLS, desenvolvido pelo serviço espacial norte-americano.