Topo

Avião Solar Impulse 2 chega à Índia

Integrante da equipe de solo segura um protetor de vento da aeronave "Solar Impulse 2", avião que está fazendo uma volta ao mundo utilizando somente energia solar - Amit Dave/Reuters
Integrante da equipe de solo segura um protetor de vento da aeronave "Solar Impulse 2", avião que está fazendo uma volta ao mundo utilizando somente energia solar Imagem: Amit Dave/Reuters

Em Ahmedabad

10/03/2015 16h51

O avião Solar Impulse 2 (SI2) aterrissou nesta terça-feira (10) em Ahmedabad, no oeste da Índia, completando a segunda etapa de uma volta ao mundo sem precedentes, que tem por objetivo promover o uso das energias renováveis.

A aeronave, que funciona exclusivamente com energia solar, pousou na maior cidade do estado de Gujarat (oeste) às 23h25, após pouco menos de 16 horas de voo a partir de Mascate, a capital de Omã, onde completou na segunda-feira a primeira etapa da missão.

O suíço Bertrand Piccard, que pilotou o avião neste segundo voo, escreveu em seu Twitter: "Quando relaxo, respiro tão lentamente que o alarme do cockpit é ativado".

"EmBoaHora para @bertrandpiccard do Controle da Missão" escreveu sua equipe em terra no momento da aterrissagem.

Piccard substitui no cockpit seu companheiro André Borschberg, que concluiu na segunda-feira a primeira etapa da volta ao mundo, após 13 horas e dois minutos entre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Mascate.

O avião permanecerá em Ahmedabad por quatro dias, para uma série de eventos "sobre a energia renovável e o desenvolvimento sustentável", indicou a embaixada da Suíça.

No total, o avião percorrerá 35.000 km a uma velocidade relativamente modesta (entre 50 e 100 km/h) e sobrevoará dois oceanos, Pacífico e Atlântico.

A viagem, a 8.500 metros de altitude no máximo, vai durar cinco meses, sendo 25 dias de voo efetivo, antes de aterrissar novamente em Abu Dhabi no final de julho ou início de agosto.