Topo

Tripulação da ISS fabrica ferramenta com impressora 3D

Em Washington

20/12/2014 18h03

A tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional) produziu uma ferramenta a bordo do laboratório orbital. Depois de receber um e-mail enviado da Terra, os astronautas usaram uma impressora 3D para fabricar uma espécie de chave inglesa, com desenho transmitido pela internet.

Esta foi a primeira vez em que os tripulantes da estação orbital conseguiram construir uma ferramenta que faltava usando a impressora 3D, fabricada especialmente para espaços sem gravidade.

A chave foi desenhada pela empresa Made in Space, com sede na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), que também fabricou a impressora.

O equipamento já tinha sido usado na ISS, mas apenas com desenhos testados e carregados na Terra.

Na ocasião, a ferramenta foi desenhada e testada na Terra e, depois, seu desenho foi enviado por e-mail à impressora, que fabricou o objeto em cerca de quatro horas, indicou a empresa em um comunicado.

"A chave foi desenhada com peças móveis, sem que tenham sido necessários outros materiais", destacou o comunicado.

Um protótipo tinha sido impresso anteriormente em um laboratório da Califórnia e, em seguida, enviado à Nasa para ser inspecionado antes de o desenho ser mandado para a ISS.

Todo o processo, desde a concepção até a execução, levou menos de uma semana.

Como todos os outros objetos impressos na estação, a chave será levada de volta à Terra para ser comparada com objetos impressos em condições normais.