Topo

Sonda toma temperatura de cometa e registra -70°C

Em Paris

01/08/2014 16h32

A temperatura na superfície do cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko é de -70°C, considerada "quente demais" para que esteja exclusivamente coberto de gelo, revelou nesta sexta-feira (1º) a agência espacial europeia (ESO, na sigla em inglês).

Por esta razão, o cometa provavelmente tem "uma crosta empoeirada e escura", concluiu a agência.

A sonda espacial europeia Rosetta tem "encontro" marcado na quarta-feira (6) com o cometa, do qual se aproximará a 100 km.

Um de seus onze instrumentos, o Virtis, um espectrômetro de imagem, fez as primeiras medições de temperatura do cometa entre 13 e 21 de julho, quando estava entre 14.000 km e 5.000 km de distância, segundo um comunicado. Churiumov-Guerasimenko está a 555 milhões de quilômetros do Sol.

A partir dos dados de Virtis, os cientistas puderam determinar que a temperatura média de sua superfície é de -70°C.

Embora seja frio, ainda é quente demais para que um cometa a esta distância fique totalmente coberto de gelo.

Estas primeiras medições confirmaram, segundo a ESO, que boa parte da superfície do corpo celeste está coberta de poeira.

"Isso não exclui que tenha manchas de gelo relativamente limpo", destacou o principal pesquisador que chefia o instrumento Virtis, Fabrizio Capaccioni, do Instituto Italiano de Astrofísica.

Virtis começará em breve a fornecer dados mais detalhados.

Rosetta chegará a 100 km de distância do cometa Churiumov-Guerasimenko, que acompanhará em seguida seu périplo ao redor do Sol.

Em novembro, a sonda vai se aproximar a apenas 2 a 3 km de distância, quando lançará Philae, um robô laboratório que "aterrissará" no cometa mediante um sistema de arpão.

Está previsto que a missão Rosetta se prolongue pelo menos até dezembro de 2015, depois que o cometa passar mais perto do Sol, em agosto de 2015.