Topo

Florescer precoce de cerejeira espacial surpreende monges japoneses

De Tóquio

11/04/2014 10h40

Monges budistas e cientistas japoneses se surpreenderam com o crescimento rápido e o florescimento precoce de uma cerejeira procedente do espaço.

A árvore, de apenas quatro anos, floresceu em abril, seis anos antes do previsto. Não é um exemplar qualquer, ela protagonizou uma odisseia espacial.

Há alguns anos foi selecionada junto a outras sementes a serem enviados em 2008 para a Estação Espacial Internacional (ISS) e trazidas para a Terra oito meses mais tarde, depois de dar 4.100 voltas em torno do planeta.

"Não podemos acreditar! Cresceu tão rápido", exclamou Masahiro Kajita, sacerdote do templo Ganjoji do distrito de Gifu (centro do Japão).

A muda veio de uma cerejeira cuidada por monges há gerações e que, segundo a lenda, teria nada menos que 1.250 anos.

"É a primeira vez que uma muda de uma árvore cerejeira venerável germina e cresce tão bem. Estamos muito felizes porque a nova árvore vai poder substitui-la", disse entusiasmou o sacerdote à AFP.

Exposição de raios cósmicos

Em quatro anos, "a cerejeira espacial" do templo Ganjoji já alcançou quatro metros de altura e deu nove flores com cinco pétalas cada. Uma façanha, considerando que a sua parente, a árvore "milenar", não tem mais do que trinta.

Em seu retorno do espaço, algumas sementes foram dissecadas no laboratório, mas outras voltaram ao seu local de nascimento para serem plantadas.

"Era um projeto educacional para o qual as crianças juntaram os brotos e aprenderam a plantar", lembra Miho Tomioka, um responsável pelo projeto.

"Mas nós acreditávamos que as árvores precisariam de cerca de 10 anos para florescer, quando as crianças fossem adultas", acrescentou.

Uma pesquisadora associada ao projeto, Kaori Tomita-Yokotani, da Universidade de Tsukuba, se disse surpresa com a maturação extremamente rápida.

"Pode ser consequência da exposição da muda aos raios cósmicos", lançou a hipótese. A polinização da cerejeira por outras espécies que florescem mais cedo também poderia explicar o fenômeno, acrescentou.

"A partir de um ponto de vista científico, atualmente não sabemos o que aconteceu" porque esta jovem cerejeira está tão adiantada para sua idade, admitiu.

No Japão, as cerejeiras em flor, com suas belas pétalas rosas, anunciam a chegada da primavera com um espetáculo floral que faz com muitos sintam predileção por esta árvore.