Topo

Fragmentos de foguete lunar chinês caem sobre povoado

Chinês mostra destroços que caíram em sua casa de foguete que lançou missão do país para a Lua, no dia 1º de dezembro. Ao lado, destruição em sua casa, na província de Hunan. Os destroços do foguete caíram em um vilarejo mais de mil quilômetros de distância do local de lançamento, acertando duas casas - AFP
Chinês mostra destroços que caíram em sua casa de foguete que lançou missão do país para a Lua, no dia 1º de dezembro. Ao lado, destruição em sua casa, na província de Hunan. Os destroços do foguete caíram em um vilarejo mais de mil quilômetros de distância do local de lançamento, acertando duas casas Imagem: AFP

Em Pequim

03/12/2013 08h29

Fragmentos do foguete que transporta o primeiro veículo chinês de exploração lunar caíram sobre um povoado situado a mil quilômetros do local do lançamento, e causaram danos em duas casas, indicou a imprensa local nesta terça-feira (3).

O incidente, nove minutos depois do lançamento da missão Chang'e-3, na madrugada de segunda-feira (2), ocorreu no distrito de Suining, na província central de Hunan. Ela já sofreu incidentes deste tipo outras vinte vezes, segundo o Xiaoxiang Morning Post.

"Três vigas caíram do teto em nossa casa, e temos um buraco enorme no celeiro", declarou ao jornal um residente local.

Em uma foto era possível ver um vizinho observando surpreso a forma curvada do que parecia ser o cone de um foguete, debaixo do telhado esburacado de sua casa.

As autoridades deram aos atingidos 10.800 iuanes (1.800 dólares) e 5.200 iuanes como modo de compensação, de acordo com o jornal. O incidente não deixou feridos.

O foguete foi lançado à 01h30 de segunda-feira (15h30 de Brasília de domingo) do centro de lançamento de satélites de Xichang, no sudoeste da China.

O foguete leva em seu interior o "Coelho de Jade", um veículo de exploração lunar controlado à distância, que forma parte do ambicioso programa espacial chinês.