Topo

Cargueiro espacial Albert Einstein se desintegra na volta à Terra

Em Paris

02/11/2013 13h22

O cargueiro espacial europeu Albert Einstein (ATV-4) se desintegrou como o esperado durante a sua reentrada na atmosfera neste sábado (2) em uma região desabitada do Pacífico Sul, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

A nave de abastecimento europeia foi desacoplada na segunda-feira da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde atracou em 15 de junho .

"O quarto Veículo de Transferência Automática (ATV) da ESA, batizado Albert Einstein, concluiu a sua missão de cinco meses junto a Estação Espacial Internacional. Hoje fez sua reentrada na atmosfera e se desintegrou como planejado em uma área desabitada do Pacífico Sul ", informou a ESA.

"Albert Einstein realizou uma série de manobras delicadas para que os astronautas pudessem ver o seu descolamento nas camadas superiores da atmosfera , o que fornecerá dados únicos sobre fenômenos de reentrada atmosférica", indica o comunicado.

Ele acrescenta que "o ATV-4 e seus restos se desintegraram com segurança na atmosfera em 2 de novembro às 12h04 UT".

"A missão foi realizada com perfeição o que, como em qualquer missão espacial, representa um enorme sucesso para toda a equipe ATV", afirmou Alberto Novelli , chefe da missão ATV-4 , citado pela ESA .

"A conclusão bem-sucedida desta quarta missão reflete a maturidade do programa de ATV e este novo sucesso abre o caminho para futuros projetos da ESA", acrescentou .

As manobras do cargueiro europeu no espaço foram supervisionadas pelo centro de controle, com sede em Toulouse (França), e gerido conjuntamente pela ESA e CNES .

Lançado em 5 de junho por um foguete Ariane 5 a partir de Kourou, na Guiana Francesa, o ATV-4 transportou para a ISS uma carga de cerca de sete toneladas de suprimentos (água , combustível, alimentos, equipamentos diversos) destinada aos astronautas que se revezam no posto desde 2000. Com um peso total de 20,2 toneladas, foi a carga mais pesada já enviada pela Europa ao espaço.

Cheio de todos os resíduos não perigosos gerados a bordo da estação espacial , o cargueiro finalmente se desintegrou na atmosfera, sob o efeito combinado do aquecimento devido à velocidade e pressão. Três ATV tiveram o mesmo destino: Jules Verne, lançado em 2008 , Johannes Kepler, em 2011, e Edoardo Amaldi , em 2012.

ATV-4 Albert Einstein completou a sua missão com um recorde: deixou a ISS com a maior quantidade de lixo já carregado a bordo de uma nave.  O próximo veículo, o mais novo de uma série de cinco , em homenagem ao físico belga Georges Lemaître, será lançado em meados de 2014.