Topo

Kirobo, o pequeno robô japonês, fala suas primeiras palavras no espaço

Em Tóquio

05/09/2013 06h52

Kirobo, um pequeno robô japonês enviado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para fazer companhia a um astronauta nipônico, pronunciou as primeiras palavras de um robô no espaço, anunciaram os criadores do androide.

"Em 21 de agosto de 2013, um robô deu um pequeno passo para um futuro melhor para todo o mundo", disse Kirobo em referência à frase pronunciada por Neil Armstrong pisou na Lua, em 1969.

"Olá a todos na Terra! Sou Kirobo. Sou o primeiro robô astronauta do mundo que fala. Muito prazer", completou em japonês.

Na quarta-feira (4) foram exibidas pela primeira vez as imagens de Kirobo no espaço, durante uma reunião do COI (Comitê Olímpico Internacional), em Buenos Aires, na Argentina.

O robô, que pode posar como um atleta, manifestou apoio à candidatura de Tóquio para receber os Jogos Olímpicos de 2020. A capital japonesa disputa a sede com Madri, na Espanha, e Istambul, na Turquia. A decisão será anunciada no próximo sábado (7).

Kirobo chegou à ISS no mês passado, junto com 5,4 toneladas de material e mantimentos para os tripulantes.

Idealizado pelo especialista em robótica Tomotaka Takahashi e desenvolvido por cientistas da Universidade de Tóquio, da Toyota, da Agência de Exploração Espacial (Jaxa, na sigla em inglês) e do grupo publicitário Dentsu, o pequeno Kirobo conversará com naturalidade, em japonês, com o astronauta Koichi Wakata, que chegará à ISS no fim do ano.

Kirobo é inspirado no Astro Boy, personagem de mangá criado pelo desenhista Osamu Tezuka.

O androide, de 34 centímetros de altura e quase um quilo, caminha, reconhece rostos e registra imagens. O objetivo do projeto é estudar em que medida um robô de companhia pode dar apoio moral a pessoas isoladas durante longo período.