Topo

Escorpião de 360 milhões de anos é animal terrestre mais antigo

Em Cidade do Cabo

02/09/2013 19h21

O fóssil de um escorpião de 360 milhões de anos, o animal terrestre mais antigo que viveu no supercontinente Gondwana, foi descoberto na África do Sul, anunciou equipe da Universidade Wits de Johannesburgo.

A nova espécie, denominada Gondwanascorpio emzantsiensis, é a mais antiga forma de vida encontrada em terra firme no hemisfério Sul, destacou a universidade Wits em comunicado nesta segunda-feira (2). Ela viveu no fim do período Devoniano, há 400 milhões de anos.

Gondwana foi um supercontinente, de 600 milhões de anos, essencialmente situado no hemisfério Sul e que abrangia as atuais América Latina, África, Antártica, Austrália, Península Arábia e o subcontinente indiano. Ele começou a se fragmentar em vários continentes durante o período Jurássico, há 160 milhões de anos.

"Até agora não tínhamos qualquer prova de que Gondwana fosse habitado por animais invertebrados nessa época", afirmou o professor Robert Guess, do Instituto de Estudos Evolutivos de Wits.

O fóssil, do qual se distinguem claramente uma pinça e o ferrão, foi encontrado perto de Grahamstown, na província do Cabo oriental, no Sul da África do Sul.

Formas de vida similares, mais antigas, foram encontrados em outro supercontinente, a Laurásia, que abarcava as atuais Ásia, Europa e América do Norte.

"Pela primeira vez, nós temos uma prova do fato de que não apenas os escorpiões, mas também todos os animais dos quais eles se originaram já estavam presentes no Devoniano" na África atual, acrescentou o professor Guess.

"Nós sabemos agora que, por volta do fim do Devoniano, Gondwana, assim como a Laurásia, tinha um ecossistema terrestre complexo, com invertebrados e plantas, dotado de todos os elementos necessários à vida dos vertebrados terrestres, que apareceram por volta desta época ou um pouco depois", continuou.

Os primeiros vertebrados, dos quais descendem os mamíferos e portanto os humanos, apareceram na Terra há 350 milhões de anos.

A vida da Terra teve origem nos mares, antes de colonizar terra firme, pouco a pouco, a partir de 420 milhões de anos antes da nossa era, primeiro pelas plantas, depois pelos animais invertebrados.