Topo

Operários da Odebrecht acham 12 tumbas de mil anos durante obra no Peru

Em Lima

21/08/2013 13h45

Um grupo de operários da empresa brasileira Odebrecht descobriu doze fardos funerários da cultura Lambayeque, de cerca de mil anos, quando realizavam trabalhos de instalação de tubos na região de Olmos, no norte do Peru.

A descoberta ocorreu na semana passada, no distrito de Olmos, quando a Odebrecht instalava um sistema de irrigação que beneficiará 5.500 hectares na zona de Valle Viejo, 800 quilômetros ao norte da capital Lima, informou a imprensa peruana nesta terça-feira (20).

Os fardos têm cerca de mil anos e foram encontrados nos setores leste e oeste do sítio arqueológico de "Huaca", em Olmos.

Segundo os arqueólogos Kisely Chávez e Tomás Campos, da empresa Assessoria e Serviços que é ligada à empreiteira brasileira, os fardos contêm corpos de adultos sepultados com objetos de cerâmica, joias e ornamentos.

A Odebrecht deteve a instalação dos tubos à espera da chegada de peritos do ministério de Cultura, que determinarão a viabilidade de um "resgate arqueológico", com eventual desvio do traçado da obra.