Topo

Antropólogos buscam no México os primeiros habitantes da América

07/08/2013 14h40

Um grupo de cientistas mexicanos e espanhóis pesquisa 30 ossadas humanas encontradas em uma caverna de Tamaulipas, Estado no Nordeste do México, na fronteira com os Estados Unidos, que poderiam estar relacionadas com os primeiros habitantes da América, informou uma fonte oficial.

"Cerca de 30 ossadas humanas, cuja antiguidade se estima por volta do segundo milênio antes da nossa era, e que foram encontradas na caverna de La Sepultura, no estado de Tamaulipas, poderiam estar relacionadas com os primeiros habitantes do continente americano", informou em um comunicado o INAH (Instituto Nacional de Antropologia e História) do país.

Pesquisadores de várias instituições mexicanas e da Universidade de Córdoba, no Sul da Espanha, fizeram um estudo genético dos restos humanos, que foram resgatados em 2011, com o objetivo de elaborar o perfil bio-arqueológico da região, acrescentou o INAH.

O DNA dos restos esqueléticos encontrados no município de Tula, na Sierra Madre Oriental, "poderia ser muito antigo, pois estas linhagens remontariam a grupos de 10 mil e 12 mil anos antes de Cristo", assegurou o antropólogo Jesús Ernesto Velasco, do Centro INAH-Tamaulipas, citado no comunicado.

Se esta hipótese for comprovada através dos estudos de morfologia craniana, do DNA antigo e de testes de radiocarbono se "demostraria que nesta área se encontram indícios de uma das linhagens genéticas mais antigas da América", associado com o dos homens que cruzaram o Estreito de Bering, acrescentou.

Por enquanto, "estamos à espera de corroborar dados genéticos, físico-químicos e mais datações para contrastá-los com os morfológicos e culturais obtidos", para assim conhecer a origem dos grupos pré-históricos do Nordeste mexicano e sua dispersão através do tempo, acrescentou Velasco.

Os trabalhos de pesquisa desta vasta região, onde há grande quantidade de cavernas pré-históricas e manifestações gráfico-rupestres, começaram em 2009 na caverna de La Sepultura.

Uma delas é a chamada caverna Escondida ou Encantada, muito próxima de Ciudad Victoria, capital de Tamaulipas, onde em 2012 foi resgatada uma múmia e outros dois esqueletos de crianças.

Já em 2008, nesta mesma caverna, foi encontrado um exemplar mumificado que posteriormente foi estudado pelo Laboratório de Paleo-DNA da Universidade Lakehead, em Ontário, no Canadá.

Os resultados demonstraram que esta múmia tinha uma linhagem genética que "se associou de forma geral a diversos grupos que povoaram de forma precoce o continente americano", estabelecendo a base para comparação futuras, informou o antropólogo Velasco.