Topo

Robô Kirobo viajará ao espaço para interagir com astronautas da ISS

Em Tóquio

26/06/2013 10h44

Um ágil e falante robô androide japonês chamado Kirobo decolará em 4 de agosto do Sul do Japão a bordo de um foguete com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer companhia a um astronauta compatriota, anunciaram os especialistas que o criaram nesta quarta-feira (26).

"Pode parecer um pequeno passo, mas será um grande passo para um robô", declarou Kirobo levantando o pé, durante a apresentação aos jornalistas.

Idealizado pelo especialista em robótica Tomotaka Takahashi e desenvolvido por cientistas da Universidade de Tóquio, da Toyota, da Agência de Exploração Espacial (Jaxa, na sigla em inglês) e do grupo publicitário Dentsu, o pequeno Kirobo (34 cm) deverá conversar com naturalidade, em japonês, com o astronauta Koichi Wakata.

O Japão possui a bordo da Estação um laboratório para diversos experimentos, chamado Kibo.

O robozinho sabe andar, reconhece rostos e registra imagens. Além disso, superou inúmeros testes para poder falar e mover-se em condições de microgravidade.

Kirobo foi inspirado no Astro Boy, uma personagem do mangá japonês criado pelo desenhista Osamu Tezuka.

Um gêmeo batizado Mirata ficará na Terra para ser utilizado como robô de comparação, no caso de os pesquisadores suspeitarem de anomalias no Kirobo.

O objetivo do projeto é estudar em que medida um robô de companhia pode dar apoio moral a pessoas isoladas durante um longo período de tempo.