Topo

Cargueiro europeu se acopla à ISS após viagem de dez dias no espaço

Em Paris

15/06/2013 16h24

Um robô cargueiro com 6,6 toneladas de carga se acoplou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) neste sábado (15), anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

O quarto dos Veículos de Transferência Automática (ATVs) da ESA se acoplou à ISS 10 dias depois de lançado pelo foguete Ariane 5, da base espacial europeia de Kourou, na Guiana Francesa, afirmou.

A nave de reabastecimento, batizada de Albert Einstein, está carregada com comida, água, oxigênio, experimentos científicos e iguarias para os astronautas da ISS.

Ela fez contato com a ISS às 11h07 de Brasília, informou a ESA, cerca de 20 minutos depois do que o esperado originalmente. O robô cargueiro espacial tem o tamanho de um ônibus de dois andares: 10 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro.

Ele é projetado para encontrar automaticamente o caminho rumo à ISS, navegando pela luz das estrelas e usando seus propulsores a bordo para se acoplar suavemente à estação orbital.

A ESA está contratada para construir cinco ATVs como parte de sua contribuição para o projeto da ISS, encabeçado pelos Estados Unidos.

Durante a missão de quatro meses, o ATV servirá como uma espécie de almoxarifado e habitáculo adicional à ISS. Também usará seus propulsores para impulsionar a estação, que está na órbita baixa da Terra e perde altitude por causa da fricção atmosférica prolongada com altitudes mais elevadas.

O ATV deve se desacoplar em outubro, carregando cerca de seis toneladas de lixo e dejetos humanos, e deve se incendiar sobre o ocenao Pacífico.